Pesquisa genealógica

 

Consiste na busca de datas, locais de nascimento, casamento e óbito para formar a sua árvore genealógica.

Enquanto a árvore é a representação gráfica para que você possa visualizar melhor os dados dos seus ascendentes, a pesquisa genealógica é feita para compor essa árvore.

E qual a sua finalidade?

Para os aspirantes a ter uma cidadania europeia a pesquisa genealógica é um dos primeiros passos a serem dados, pois assim você determina quem é o seu ancestral que transmite a você o direito de ter um passaporte europeu, ou seja você descobre o local de nascimento desse ancestral, seja na Itália, Polônia ou Portugal para os nossos casos aqui… é claro que pode ter aí outros europeus, como por exemplo, alemães, ucranianos, espanhóis, austríacos e assim por diante.

Necessidade da descoberta dos documentos estrangeiros

Um dos requisitos para se aferir a transmissão da cidadania é a analise dos seus documentos, para isso é necessário que você saiba quem é o europeu que transmitiu essa herança a você e ainda que você tenha em mãos esse documento, pois ainda embora esse ancestral possa ser italiano/polonês ou português, ainda existem regras que devem ser seguidas para que se reconheça esse direito de cidadania.

Sites de pesquisa genealógica

Family Search é uma ferramenta riquíssima e ainda não poderia ser melhor, é uma ferramenta de pesquisa gratuita e em sua maioria online – com exceção de alguns arquivos que são chaveados e só podem ser acessados através do CHF (centro de história da família) da Igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias.

MyHeritage também é online – no entanto é um site pago, onde você pode montar a sua árvore genealógica e pesquisar os documentos de seus ancestrais.

Arquivo Nacional, esta é uma ferramenta muito importante, pois nesse site você poderá encontrar o navio que o seu ancestral chegou, documento esse que importa para a cidadania polonesa por exemplo.

DICAS BÔNUS

Você ainda pode buscar nas paróquias da sua cidade, pois lá é que se encontram os batismos – por vezes você não encontrará registros de nascimento – por diversos motivos, por exemplo, o cartório pegou fogo, ou teve enchente e se perderam os documentos, ou mesmo porque naquela época que os europeus emigraram para o Brasil, muitas vezes eles se concentravam em fazendas distantes das grandes cidades e acabavam por não registrar nos cartórios de registro civil.

Aí que entra a necessidade de suprimento de registro civil de forma judicial, mas este será um tema para outro artigo, confira os próximos posts que esmiuçarei o assunto.

Nos cartórios de registro civil – se atente em pegar a CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR – pois diferentemente da certidão simples, nessas de inteiro teor virá bem especificada todas as informações que constam no livro do cartório – podendo assim você vir a descobrir até a cidade que emigrou o seu ancestral que te transmite a cidadania europeia.

E ainda nos cemitérios que por mais estranho que pareça, fazer um estudo neste lugar é de suma importância, visto que, guarda riquíssimas informações para que sua pesquisa seja efetiva.

 

se quiser conversar sobre esse assunto,

estou disponível através do e-mail:

vanessaperuzzi.adv@gmail.com

ou através das redes sociais

Vanessa Peruzzi

OAB/PR 96.377

error: Content is protected !!